Devido as mudanças climáticas que temos enfrentado com cada vez mais frequência, chuvas fora de época com intensidade surpreendente vem nos atingindo e provocando estragos inimagináveis.
Mencionar os estragos causados por infiltrações no envidraçamento de sacadas e cortinas de vidro até parece egoísmo dado as proporções das tragédias, porém achamos extremamente importante lembrar e alertar que é possível na maioria das vezes prevenir danos, prejuízos e o estresse que esse problema provoca.
Em primeiro lugar é preciso entender alguns pontos importantes:
- De acordo com a NBR 16.259 (norma que regula a instalação e manutenção do sistema de envidraçamento retrátil e cortina de vidro) este equipamento não pode ser considerado estanque por ser composto por caixilhos apenas em suas horizontais, sendo assim, ele permite que em momentos de ventanias ocorra a flambagem dos vidros e haja a infiltração de filetes de água entre eles. Atenção a esse ponto: “filetes de água entre as lâminas”, ou seja, é aceitável que entre um pouco de água entre as lâminas apenas, provocada pela força do vento em chuvas com maior intensidade. Por isso, o envidraçamento não pode ser considerado estanque!
- A maioria dos problemas de infiltração no envidraçamento de sacadas e cortinas de vidro são provocados por falha humana (que na maioria das vezes poderiam ser evitadas) ou seja, mão de obra não qualificada, que não utilizam os recursos adequados de forma correta durante a instalação.
- O sistema de envidraçamento deve ser submetido pelo menos a cada 2 anos a uma manutenção preventiva mesmo que a cortina de vidro não seja manuseada com frequência, pois, o envidraçamento está exposto constantemente a intempéries e ação do tempo, sendo assim, seus acessórios sofrerão um desgaste natural, como descolamento do PU estrutural, ressecamento das gaxetas de vedação, trincos nos revestimentos injetados dos rolamentos, descolamento do silicone de vedação e até mesmo o desbotamento da pintura eletrostática.
Agora que você já sabe as principais causas das infiltrações no envidraçamento de sacada e cortinas de vidro, iremos trazer algumas dicas que certamente evitarão esses problemas!
- Faça a manutenção preventiva a cada 2 anos no seu envidraçamento com uma empresa realmente especializada. Durante este processo solicite que o profissional faça a desobstrução dos trilhos inferiores e limpeza dos canais de drenagem e avalie a necessidade de abrir novos canais de drenagem para potencializar o escoamento de água. Dica: recomendamos que a cada metro linear exista um dreno.
- Teste a vedação dos trilhos inferiores antes dos períodos chuvosos (para realizar este teste basta pegar uma garrafa grande com água e jogar pelo menos 2 litros na mureta pelo lado de fora, você irá observar que a água ficará empoçada entre a mureta e os trilhos da sacada, se o silicone estiver ressecado ou descolado irá infiltrar para dentro. Caso isso ocorra, acione uma empresa especializada em manutenção de envidraçamento que fará a remoção de todo selante ressecado e descolado, e aplicará um selante de cura neutra. Atenção, esta vedação deve ser realizada apenas com selante neutro, pois, este produto é o único que tem a aderência necessária para bloquear a passagem de água entre o perfis de alumínio e a alvenaria da base e também é o único com resistência aos raios UV que provocam o ressecamento e descolamento.
- Certifique-se de estar contratando realmente uma empresa especializada. Lembre-se: na grande maioria das vezes o problema não está no sistema de envidraçamento (“produto”), mas sim, na mão de obra que instalou o mesmo. Sabemos que normalmente não enxergamos gastos com manutenção como investimento, mas sim como prejuízo e por isso muitas vezes optamos por profissionais que cobrem mais barato. É muito importante se atentar a isso! Pois, muitas vezes o mais barato infelizmente não entregará o serviço adequado com técnicas e materiais corretos (recomendados por norma técnica). Claro que o valor cobrado nunca deve ser o único critério de decisão, sempre recomendamos que sejam levados em consideração alguns fatores como:
- Tempo em que a empresa está no mercado;
- Mão de obra técnica ser própria ou terceirizada;
- Qualidade e certificação dos insumos utilizados;
- Conhecimento e aplicação das normas técnicas vigentes;
- Seguro de responsabilidade civil;
- Avaliações no Google meu negócio e respostas de reclamações no reclame aqui;
- Quantidade de obras realizadas;
- Infraestrutura disponível;
Essas são algumas das nossas dicas e sugestões para auxiliar com a solução de problemas com infiltrações no envidraçamento de sacada. A partir de agora você já pode evitar novos problemas com infiltrações no seu envidraçamento de sacada ou cortina de vidro! Basta seguir a estas recomendações, e claro, se julgar necessário nos consulte para obter um suporte mais personalizado!