10 DICAS DE MANUTENÇÃO DO ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA PARA EVITAR ACIDENTES

23667

Escrito por Daniel Souza (Diretor Conserta Sacada)

Tendência nas grandes cidades por transformar a varanda em mais um ambiente do apartamento, agregando valor ao imóvel, o envidraçamento de sacadas pode ser um perigo dentro nos condomínios caso não haja a devida manutenção preventiva e periódica. Uma roldana danificada ou vidro descolado da sacada, por exemplo, pode provocar a queda de uma lâmina de vidro e esta cair em uma área comum do prédio.

Remediar é melhor do que prevenir, como estamos culturalmente acostumados a fazer. Por isso, antes que um acidente ocorra, é necessário seguir algumas recomendações:

1- Manter a lubrificação do sistema para não danificar as roldanas e manuseá-lo corretamente a fim de evitar desgastes precoces em seus componentes. Uma das recomendações é abrir as lâminas de vidros apenas no ângulo de 90º graus, pois nesta posição o mecanismo permanece encaixado com o estacionamento e freio travados, o que não acontece com o vidro em 45 graus. As orientações de utilização do sistema devem ser informadas a todos os usuários.

2-Sempre utilizar fechaduras na porta pivotante. O sistema deve estar também sempre travado; quando fechado utilizar o fecho e quando aberto o aparador.

3-Nunca utilizar graxa ou similar nas roldanas, não limpar os vidros e esquadrias com produtos abrasivos, que danificam a pintura eletrostática do alumínio e corroem as camadas de proteção, tanto do alumínio quanto do vidro, podendo até acelerar o processo de descolamento do PVB (camada intermediária entre as lâminas do vidro laminado) e, consequentemente, das chapas. 

4- Realizar a cristalização dos vidros a cada seis meses, assim você dispensa a necessidade frequente de manuseio para a limpeza.

5- Substituir as escovas de vedação entre os vidros por perfis de puro silicone. Muitas sacadas foram instaladas com produtos de pouca qualidade, inadequados ou obsoletos. Um exemplo disso são as escovas para vedação, que, por sofrerem um rápido desgaste, são pouco funcionais, pois não foram projetadas para suportar peso. Com o tempo, as escovas deformam e perdem a capacidade de vedar o sistema. Já o perfil de puro silicone é flexível e não deforma, proporcionando mais eficiência na vedação, além de ter maior durabilidade.

6- Fazer manutenções preventivas e periódicas com intervalos de máximo de dois anos. A manutenção do envidraçamento de sacada também garante que este tenha sido instalada corretamente, de acordo com a norma que regulamenta o Envidraçamento de Sacadas – ABNT NBR 16.259. A vistoria é importante para corrigir falhas, substituir produtos de má qualidade e adequar a quantidade de pontos de fixação dos vidros. Um dos principais problemas verificados nas vistorias e manutenções estão relacionados à vedação por conta do uso de selantes inadequados que ressecam e descolam, permitindo a entrada de água. É importante destacar que mesmo sistemas que não são frequentemente manuseados precisam de manutenção, já que somente a sobrecarga dos vidros, que possuem em média 25kg por lâmina, peso intensificado pela pressão do vento, desgasta componentes do sistema, principalmente as roldanas.

7- Outro erro comum, que pode ser corrigido em uma vistoria, é o corte da chapa guia por questões estéticas, às vezes solicitado pelo cliente para instalação da cortina, mas que compromete a funcionalidade e segurança do envidraçamento, pois a chapa guia apoia a roldana de regulagem até a folha abrir. Sua remoção ou encurtamento deixa a folha de vidro sem apoio quando aberta.

8- Os síndicos são figura central para conscientização dos condomínios em relação ao perigo que podem estar correndo. Por este motivo, podem abordar o assunto em assembleias e distribuir informativos internos para que todos saibam da necessidade de realizar manutenção no envidraçamento. Uma orientação importante é indicar aos condôminos uma vistoria para checar se as instalações estão dentro da norma e garantir a segurança do condomínio. 

9- É aconselhável contratar empresas especializadas em manutenção de sacadas para realizar um treinamento de manuseio para todos os moradores e colaboradores que têm contato com o equipamento.

10-Para garantir um resultado satisfatório e duradouro em suas manutenções, procure sempre contratar empresas idôneas e com boas avaliações. Os serviços relacionados à manutenção de sacada nunca devem ser feitos por amadores. O morador ou condomínio deve procurar empresas especializadas com adequada infraestrutura com endereço físico e CNPJ e, por fim, bom histórico em sites de reclamação do consumidor e Google.

“Tão fundamental quanto seguir as recomendações da NBR 16.259 é exigir produtos de qualidade e profissionais certificados para realizar qualquer tipo de reparo em sua sacada”, complementa Daniel Souza, diretor da Conserta Sacada, empresa especializada na manutenção de sacadas com vasta experiência no segmento e conhecimento dos melhores produtos e das normas técnicas que regulamentam o setor. 
A Conserta Sacada oferece gratuitamente vistorias em condomínios para indicar quais apartamentos precisam rever seus sistemas e garantir a segurança de seus moradores e de todos que moram e frequentam o condomínio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here