A norma técnica  ABNT NBR 16.259 –  Envidraçamento de Sacada recomenda uma manutenção periódica em um prazo máximo de dois em dois anos. Prevenir é sempre melhor que remediar, pois os prejuízos acabam sendo maiores, e no caso do envidraçamento de sacada os riscos podem ser irreversíveis, já que um grave acidente com chapas de vidro pode levar a óbito. O proprietário de uma sacada com fechamento em vidro possui grande responsabilidade, mas a manutenção do sistema é, muitas vezes, negligenciada.

 

“Você viajaria com sua família em um veículo com o óleo vencido ou com os pneus gastos? Tenho certeza que a resposta é não. Quando negligenciamos a manutenção do envidraçamento da sacada expomos nossa família a um risco similar”, alerta Daniel Souza, diretor da Conserta Sacada. E não somente uma única família está sendo colocada em risco. Em condomínios, há outras pessoas circulando. Uma roldana danificada ou vidro descolado da sacada, por exemplo, pode provocar a queda de uma lâmina de vidro e esta cair em uma área comum do prédio, podendo causar um acidente fatal. Por isso, também é importante que os administradores de condomínios levantem a questão nas reuniões para alertar quanto aos perigos aos quais tantas pessoas estão expostas.

Vidros descolados, guias quebradas, eixos de roldanas torcidas, rolamentos rachados, entre outros, são alguns dos problemas que costumam aparecer após o segundo ano de uso do envidraçamento. É importante destacar que mesmo sistemas que não são frequentemente manuseados precisam de manutenção, já que somente a sobrecarga dos vidros, que possuem em média 25kg por lâmina, peso intensificado pela pressão do vento, que desgasta os componentes do sistema, principalmente as roldanas. “Imagine o estrago que a queda de uma lâmina de vidro com 25 kgs é capaz de fazer? A manutenção preventiva não só garante o bom funcionamento da sacada, mas sobretudo a segurança dos usuários. Todos os dias na Conserta Sacada atendemos dezenas de chamados de clientes que tiverem problemas graves com o envidraçamento de sacada. Por isso, recomendamos que não espere algo grave acontecer para realizar a manutenção da sacada”, ressalva.

“Já tivemos clientes que o vidro descolou no momento do manuseio e caiu sobre ele, fraturando seu braço. Em outro caso, o vidro estava com a roldana torcida e quando esta tombou o vidro bateu o rosto do usuário, que acabou levando vários pontos na testa. Já tivemos relatos de vidros que se desprenderam e caíram na piscina do condomínio e em outro caso sobre carros na garagem. Recentemente atendemos uma ocorrência na Praia Grande – SP em que o sistema estava tão mal fixado que a pressão do vento o desprendeu inteiro. Os vidros acabaram caindo para dentro da sacada”, relata sobre alguns dos acidentes que acompanhou de perto.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here