A conservação rotineira dos vidros também melhora seu funcionamento
Tendência nas grandes cidades por transformar a varanda em mais um ambiente do apartamento  –  e desta forma agregar valor ao imóvel –, o envidraçamento de sacadas pode se tornar um perigo dentro dos condomínios caso não haja devida
manutenção preventiva e periódica.
Uma roldana danificada ou um vidro descolado, por exemplo, podem provocar a queda de uma lâmina de vidro para fora da sacada e essa cair em uma área comum do condomínio. “A manutenção do envidraçamento de sacada não só melhora o funcionamento do equipamento como também garante que ele foi devidamente instalado, respeitando as recomendações da NBR 16.259, norma que regulamenta o envidraçamento de sacadas”, afirma o arquiteto Agner Souza.
O produto levou em média 8 anos para ter sua regulamentação aprovada no Brasil, e até hoje existem questões que geram dúvidas nos síndicos. Eles, a propósito, se tornam figura central para a conscientização dos condôminos em relação ao perigo que podem estar correndo. “Culturalmente, em nosso país, se prefere remediar a prevenir, mas quando se vive
em comunidade não podemos pensar desta forma”, diz o engenheiro civil Luiz Carlos. “Por este motivo recomendo que tal assunto seja abordado de tempos em tempos em assembleias e que sejam feitos informativos internos para que todos saibam da necessidade de realizar manutenção no envidraçamento.”
Os especialistas lembram que os serviços relacionados à manutenção de sacada nunca devem ser feitos por amadores.
O morador deve procurar empresas especializadas com adequada infraestrutura com endereço físico  e CNPJ e, por fim, bom histórico em sites de reclamação do consumidor e Google. “Tão fundamental quanto seguir as recomendações da NBR 16.259, é exigir produtos de qualidade e profissionais certificados para realizar qualquer tipo de reparo em sua sacada”, complementa Daniel Souza, diretor da Conserta Sacada.
COMPARTILHAR
Artigo anterior
Próximo artigoAtenção! nem tudo é o que parece…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here